Pais de soldado que morreu em acidente com caminhão do Exército em Blumenau serão indenizados
22/04/2024
Justiça Federal determinou que União faça o pagamento de R$ 200 mil. Alex Carvalho da Cruz estava dentro do veículo que caiu em uma ribanceira; outros dois jovens morreram e 38 se feriram. Caminhão caiu em ribanceira em estrada que fica entre Indaial e Blumenau
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
A União foi condenada a pagar R$ 200 mil de indenização aos pais do ex-soldado do Exército Alex Carvalho da Cruz, de 21 anos, que morreu em um acidente com um caminhão do batalhão onde servia em Santa Catarina. O caso aconteceu em março de 2022 e causou a morte de outros dois homens, além de ferir mais 38.
O veículo caiu em uma ribanceira, de aproximadamente 20 metros entre Blumenau e Indaial, no Vale do Itajaí. A notícia da indenização por danos morais foi divulgada pela Justiça Federal nesta segunda-feira (22).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo o tribunal, ficou comprovado que o trajeto que caminhão fez tinha perigo potencial e que as características da via eram desconhecidas. As vítimas estavam sendo transportadas na carroceria do veículo.
A União alegou "ocorrência de caso fortuito", o que a isentaria de responsabilidade, segundo a Justiça. No entanto, o juiz Francisco Ostermann de Aguiar afirmou que "não se discute culpa do condutor ou falha do veículo, mas apenas se reconhece um acontecimento inerente ao risco de trafegar com o veículo naquela via e naquelas condições".
O g1 procurou a União nesta manhã de segunda e aguardava retorno para atualizar o caso. O 23º Batalhão de Infantaria, responsável pelo veículo e pelo trajeto, informou que não se manifesta sobre decisões judiciais.
Soldados Alex Carvalho da Cruz e Diogo Felipe Veiga, mortos em acidente com caminhão do Exército no Vale do Itajaí
Reprodução/Redes sociais
VÍDEO flagra passagem de meteoro visível por apenas 3 segundos no céu
Caldo de tilápia gigante: município prepara iguaria com 700 kg de peixe
Acidente
No total, estavam no caminhão 44 pessoas, sendo 41 na parte de trás e três na cabine, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. Além de Alex Carvalho da Cruz, morreram no acidente Alexandre da Silva Reginaldo e Diogo Felipe Veiga, ambos de 18 anos.
O acidente ocorreu durante um deslocamento de um comboio para o Campo de Instrução do Batalhão, com finalidade de realizar um treinamento de Tiro de Instrução Básico (TIB) do efetivo incorporado no ano de 2022.
Acidente com caminhão do Exército
Ben Ami Scopinho/ NSC
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias